terça-feira, 5 de agosto de 2014

Histerossalpingografia

Pois é... esse palavrão todo é muito conhecido e temido por boa parte das mulheres que vivem a fundo a experiência de ser tentante. E agora chegou a minha vez de passar por esse exame tão emblemático. A médica que deve fazer uma histeroscopia cirúrgica em mim no mês de setembro julgou imprescindível fazer a histerossalpingografia antes da cirurgia.
Hoje estou no meu 11DC, dentro de 5 dias devo ovular e amanhã pela manhã bem cedo esterei estirada naquela maca gélida da sala de radiografia com o útero pinçado e recebendo injeções de contraste trompas adentro. Se tô com medo? Naaaaaá... imagina... 
Sei nem se vou conseguir pregar o olho essa noite. Além do medo da dor, tô com medo do resultado. Já fico pensando no que terei de fazer caso minhas trompas estejam entupidas. Mas espero que possa treinar ainda no período fértil desse ciclo pra não desperdiçar ovulação, neah?

Aliás, pra situar as meninas que inda não tiveram o desprazer de ouvir falar nesse exame, explico aqui em linhas gerais do que se trata:
A Histerossalpingografia é um dos exames mais antigos para diagnóstico de infertilidade feminina. Consiste na realização de uma radiografia do aparelho reprodutor, com enfase nos óstios tubares (nome chique das trompas) para verificação se há algum tipo de obstrução no caminho que deve ser percorrido por espermatozóides e óvulos. O exame deve ser feito entre o 6 DC e o 12 DC.
Pra que as trompas possam ser visualizadas na radiografia é necessário injetar uma solução de contraste por meio de uma sonda inserida no canal uterino. E é justamente a injeção desse contraste o que pode tornar este exame tão doloroso (além da pinçada no útero).

Eu, claro, já fucei a internet toda de cima abaixo procurando informações sobre as experiências vivenciadas durante este exame. Li muuuuitos depoimentos de tentantes e enquanto algumas foram super sussas, não sentiram nadica de nada e engravidaram muito rapidamente após fazer o procedimento, outras contaram verdadeiras histórias de horror, que vão desde sentir dores absurdas até terem trompas ou útero perfurados, passando ainda por situações como desmaio na maca.

Então, eu tô entregando na mão de Deus e do meu fitoterápico. Sim porque agora a noite, junto com o remedinho pra cólica, vou tomar uma boa dose do meu calmantezinho natural que eu sei que não faz mal e vai tratar de me relaxar pra não surtar na maca amanhã.

Mas antes de ir-me vou deixar aqui algumas observações relevantes sobre esse exame procês:
1- Em algumas cidades está uma verdadeira peleja conseguir marcar uma histerossalpingo. Aqui onde moro só tem uma clínica que faz e mesmo assim não está atendendo pelo meu convênio. O motivo para este fato é um mistério pra mim, mas seu descobrir venho contar pra vocês.
2- Existem dois aparelhos que podem ser utilizados para realização do exame. Um dos aparelhos faz a famosa pinçagem do colo do útero, provoca dor e as vezes sangramento. Com o outro aparelho que é mais moderno e dispensa a pinçagem, o processo é mais light. Portanto, amiga, se você puder optar por uma clínica que utilize o aparelho mais moderno, se jogue com fé! Eu não pude optar, então, vou cair na pinça mermo.
3- Quando o contraste é aquecido previamente o procedimento também fica menos doloroso. Verifique isso também antes de fazer seu exame. Ainda não sei se eles aquecem onde vou fazer.
4- Alérgicas a frutos do mar ou a alguns medicamentos devem evitar o exame, por conta de possíveis reações ao contraste. As que tem rinite, como eu, devem usar anti-alérgicos antes de realizar o procedimento. A clínica onde vou fazer me receitou 3 remédios pra tomar nos dois dias anteriores ao exame.
5- Algumas clínicas utilizam sedativo combinado com o remedinho pra cólica, o que dá uma bela aliviada na dor também. Onde vou fazer não usam o sedativo, por isso vou apelar pro meu fitoterápico que é calmante e também tem uma leve ação anestésica.

Bom, amanhã devo voltar com o parecer geral sobre mais essa experiência. Me desejem boa sorte, tranquilidade e um bom resultado. 
Deus abençoe nossas trompas e úteros e nos conceda fertilidade plena, amém! ♥

Dedinhos cruzados! (imagem daqui)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamo papear! Pode comentar que eu respondo! ;)