segunda-feira, 21 de julho de 2014

Diagnósticos possíveis # 2 - SOP

Então, como eu disse antes, eu parei de tomar o AC pouco antes de casar. E não, eu não queria bebê logo no começo do casamento. O plano era engravidarmos depois de 5 anos de casados. Mas eu parei porque encasquetei que esse negócio de tomar AC anos a fio não é bacana, resolvi que não queria mais interromper a ordem natural do meu organismo. Não tô dizendo que cientificamente algo desabone os AC, mas no meu sentimento, sinceramente, eu desconfio de que a tal da pílula seja tão inofensiva assim.

Só que pouco depois que casamos, em 2010, fui fazer o preventivo anual e novamente na US os ovários lotadinhos de microcistos são o tema central da prosa com a dotôra. Como depois que me casei, me mudei de cidade e consequentemente de GO, mais uma vez, aquela médica estava me examinando pela primeira vez e então me veio com algumas novidades.
Levei as US anteriores e depois de dar uma olhada ela trouxe o novo diagnóstico: Sindrome do Ovário Policistco (SOP, pras íntimas).
Ela me explicou que essa recorrência toda dos microcistos nos ovários somada à falta de regularidade (que eu achava que tinha) no meu ciclo era indicativo da síndrome e que eu devia tratar com AC o quanto antes, para não ter problemas depois para engravidar. Porque a SOP conduz a um quadro de ciclos anovulatórios.
Além disso, nesta mesma consulta, a dotôra me fez uma cauterização no útero e me explicou, depois de fazer o procedimento, que eu estava com uma manchinha que sugeria presença de HPV. Aproveitou essa oportunidade e me contou que a clínica dela era uma das poucas da cidade (naquela época) que estava com vacinas contra o HPV ao módico custo de R$ 700 a aplicação e sem jeito de fazer pelo plano de saúde. Mas a dotôra fez questão de frisar o quanto era necessário que fizesse a vacina, tendo em vista que eu já estava apresentando predisposição ao vírus e coisa e tal porque ela tava muito preocupada com minha saúde, neah? Ahãm



Resumo da ópera: voltei pra casa com panfletos de propaganda da vacina, uma receita de AC e um diagnóstico novo de presente. Nem comento sobre ela ter feito uma cauterização no meu útero sem sequer me comunicar nadica de nada sobre pra que diabos servia o procedimento.

Apesar da palavra EMPODERAMENTO ser um chavão hoje em dia, laaaá atrás, quando recebi esse diagnóstico, esse "conceito" nem tava tão popular assim, mas eu corri pra internet e comecei a pesquisar tudo sobre SOP, ler artigos médicos disponíveis nos SciElos da vida e entender por conta própria o que exatamente era esse troço que a dotôra disse que eu tinha. 
Fiquei muito desconfortável com a maneira como ela me atendeu. Senti que ela me tratou como se eu fosse apenas mais uma cliente, numa negociação, e como se meu corpo fosse sua mesinha de trabalho, no qual ela podia fazer o que bem entendesse sem sequer me comunicar. Decidi me dar o poder da informação sobre meu próprio corpo, e, como a gente diz hoje em dia, comecei a me empoderar. Bati o pé mais uma vez contra o AC, me recusei a usá-lo e também rejeitei a vacina contra o HPV. Em outro post posso contar os porquês dessas rebeldias! rs 

Nessa jornada pelo poder da informação eu descobri algumas coisas interessantes! Descobri por exemplo que sobrepeso e dificuldade para emagrecer são fatores muito associados a SOP e prontamente coloquei isso na minha caixinha de pontos que enfatizavam meu diagnóstico, pois naquela época eu tinha acabado de sair de uma verdadeira guerra contra a balança, guerra esta que durou dois anos e 15kg acima do peso. Como eu ainda estava começando nessa coisa de empoderamento, ainda não tinha real conhecimento do meu ciclo (coisa que aliás ainda demorou um pouco para acontecer) e eu julgava que tinha um ciclo irregular, logo, mais um ponto para a SOP. E, finalmente, eu coloquei na cabeça que tinha hirsutismo (tradução: crescimento excessivo de pêlos terminais na mulher), outro sintoma da síndrome. Porque, vez em quando, apareciam uns pelinhos debaixo do queixo.
Apois, assim, passei três longos anos da minha vida "crente abafando" que eu tinha SOP e só vim me desfazer desse mito há um ano e meio. Mas isso também é assunto proutro post. ;)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamo papear! Pode comentar que eu respondo! ;)