terça-feira, 29 de julho de 2014

Diagnósticos possíveis # 3 - Cisto Parovariano

Pouco antes de casar, nos "ralirrola" da vida, marido descobriu um nódulo no meu seio direito, bem na auréola. 
Eu era, e devo admitir que ainda sou, muito displicente com a prática do auto-exame da mama, e quando marido descobriu esse nódulo foi um susto muito grande pra mim. Fiquei muito apavorada com a ideia de ter um tumor, ou pior, um câncer. Mas, diante da aproximação da data do casório, eu decidi colocar aquele assunto num baú e de alguma forma eu realmente consegui esquecer aquilo até a gente casar e iniciar a vida a dois.
Com cinco meses de casados fizemos uma mudança radical! Mudamos de cidade, de estado e de estilo de vida! Fomos morar no interior de um estado que nós sequer havíamos panejado conhecer algum dia. E dai, mais uma vez, nos "ralirrola" da vida, marido notou que o nódulo estava crescendo e começou a ficar preocupado. Aí eu decidi procurar uma nova médica na nova cidade e investigar o tal do caroço.
Pedi pra um amigo ginecologista que morava na mesma cidade que nós indicação de uma colega dele (porque eu jamaaaais teria coragem de ir me consultar com ele), pra fazer uma US mamária e aproveitar pra fazer o preventivo que já tava vencendo. Ele indicou uma médica jovem que eu achei bem bacaninha. Fiz os exames e ela me tranquilizou, disse que o nódulo tinha característica de benigno e que não iria alterar em nada a minha vida. Deixou nas minhas mãos a escolha sobre fazer ou não a cirurgia pra retirá-lo. Eu, medrosa que sou, escolhi não fazer.
O tempo foi passando e chegamos em 2012. Aí eu já tinha me mudado de novo (Sim, somos ciganos! rs) e eu já podia sentir num toque superficial o nódulo no seio, do tamanho de uma uva. Já não dava mais pra ficar tranquila, mesmo que o Papa viesse me dizer que tudo bem, aquilo tava ficando realmente estranho. Então, procurei novos médicos pra me acompanhar e encontrei uma médica excelente, que atendia numa clinica onde eu podia fazer todos os exames. E ela inclusive fazia todo o preventivo no consultório dela. Daí ela me encorajou a retirar o nódulo, dizendo que o procedimento era muito simples e que não valia a pena deixar lá esperando algo acontecer. Sendo assim, procurei uma amiga médica e pedi uma indicação de algum cirurgião que pudesse fazer a remoção do danado do nódulo.
Bom, a cirurgia foi horrorosa. Infelizmente o médico era tosco! Ele não me solicitou nenhum exame pré-operatório, não me fez nenhuma recomendação antes da cirurgia, me deixou em jejum por 18 horas porque ele se atrasou pra caramba, fez a cirurgia comigo acordada hiper nervosa e vendo t-u-d-o, inclusive sentindo as fisgadas do corte e depois o cheiro de churrasco na hora da cauterização, me despachou da cirurgia sem me dizer nem mesmo que dia eu tinha que voltar pra retirar os pontos. Enfim, uma bela bosta! Mas eu sobrevivi! A cirurgia foi mesmo muito simples e a recuperação muito rápida.
Acontece que, eu mal tinha me recuperado dessa história de nódulo, quando num exame de rotina neste mesmo ano descobri um cisto no ovário esquerdo. Aí foi de novo aquele susto!
Voltei na médica e mais uma vez ela me tranquilizou dizendo que não era nada sério. Que cisto é muito comum na idade fértil e que era possível que ele desaparecesse sozinho ou, caso eu preferisse, era só tratar com AC que ele ia murchar e sumir. 
Bom, mais uma vez eu quis correr do AC, pensei em ver se o tempo resolvia, mas acabei tomando umas 2 ou 3 cartelas, depois fiquei na fé de que ele tinha sumido. Só que não :(

Emm 2013 a US revelou que o cisto continuava lá e havia crescido ainda mais um bocadinho. Só que a novidade é que dessa vez a médica explicou que não era um cisto dentro do ovário e sim, lateralizado. Ela classificou como cisto parovariano e me aconselhou a continuar observando para ver se ele iria regredir ou continuar crescendo. 
A essa altura eu já queria engravidar e fiquei muito angustiada com a ideia de que isso poderia ser impeditivo, por isso eu fiz muitas US em 2013 acompanhando o desenvolvimento do cisto e sempre questionando se não era necessário fazer logo uma cirurgia pra remoção, já que o AC não tinha resolvido.
 
Resultado dessa novela é que o cisto continuou lá, aliás, continua até hoje, ou pelo menos até a data da minha ultima US, que foi em maio deste ano. Medindo pouco mais de 76 cm³, o troço tá aproximadamente do tamanho de uma ameixa. Poizé...

Mas para acalmar os ânimos, tem algumas informações mais amenas:
  1. Estudando aprendi que: Todos os meses em que ovulamos acontece o amadurecimento de um ou mais folículos, estruturas que contém ovócitos e que são preenchidas por LH (o hormônio luteinizante). A ação do LH nos folículos permite que eles fiquem turgidos, ou inchados até que finalmente se rompam e liberem os ovócitos que deverão ser visitados pelos peixinhos do marido para que venha o bebê. Em tese, um folículo é um cisto funcional! E quando tem bebê ele se torna um cisto de corpo lúteo. O que pode complicar a história é se por alguma alguma falha na comunicação hormonal o folículo não se romper, porque daí este folículo deixa de ser um cisto funcional e passa a ser tratado como cisto ovariano. Aparece como uma coleção liquida, no ovário.
  2. Apesar desse número assombroso, 76 cm³, o cisto que está no meu ovário esquerdo tem menos de 50 mm de diâmetro. E só há indicação para uma remoção cirúrgica de um cisto quando este tem mais de 65 mm de diâmetro. 
  3. Imagem daqui
  4. Um cisto ovariano benigno não acarreta disfunções hormonais, nem sempre afeta a ovulação e não é impeditivo definitivo para uma gestação. O que pode ocorrer é que a depender da localização deste cisto ele pode obstruir a passagem do óvulo para caminhar pela trompa ou impedir a chegada de um espermatozoide até um possível óvulo a ser fecundado. No meu caso, por exemplo, a US comum não determina com exatidão a localização do cisto e eu não sei onde ele está situado exatamente. É preciso uma US com doppler ou uma tomografia para conseguir enxergar com mais precisão. 
Outra opção de diagnóstico para uma formação liquida neste padrão é que não seja bem um cisto parovariano mas  sim uma hidrossalpinge... Mas esse papo fica pro próximo post da série Diagnósticos Possíveis.

;)


7 comentários:

  1. Poxa Gê, de vez em quando eu sinto um nódulo no seio dependendo a posição que fico..é quase axilar, mas não consigo ficar tranquila com isso...faço ultrassom regularmente para monitorar e por enquanto é só uma bolinha de gordura. Estou recheada de bolinhas de gordura kkkkkkk
    Se cuida.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Ai, Patrícia. Se é só gordurinha tá tranquilo, né? Mas é importante a gente ficar ligada pra prevenir um problema mais sério no futuro!

    Bjinho, flor!

    ResponderExcluir
  3. Também estive nesse vai e vem de médico. A cada ano era um diferente, agora o sistema aqui de Floripa é diferente.
    Mas tenho certeza de que no seu caso, esse cisto não há de ser nada e tudo vai se encaminhar de forma positiva.
    Aguardamos novidades!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Tami, o cisto não tem me preocupado. Até já tem outros possíveis diagnósticos pra ele. Em breve venho dar notícias.

      Tô passando os dias mais tranquila, a ansiedade tá bem reduzida. :)

      Excluir
  4. A médica quando identificou o cisto, pediu o tanto de exame pra saber se era benigno mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Ei tenho um cisto paraovariano no ovário direito que causa mt dor.fiz exame hj e ele aumenta a cada dia,o médico está pensando em removê-lo já que não posso tomar AC devido ao DIU mirena.

    ResponderExcluir

Vamo papear! Pode comentar que eu respondo! ;)