quinta-feira, 24 de julho de 2014

Saindo da fossa e receita para dias melhores

Ontem foi mesmo um dia daqueles. Sim, eu joguei a toalha, antes mesmo de entrar no vermelho. Me agarrei com o negativo do teste de ovulação e desconsiderei que ainda nem recebi a visita da Mrs. M. (que tá marcada pra chegar sábado). Esqueci a máxima das máximas entre as tentantes: enquanto não há sangue, há esperança.
Fiquei mal, me descabelei, me enchi de interrogações e desânimo. Me tranquei no quarto e me dissolvi em lágrimas.

Porque meu Deus? Porqueeeeê?

Maaaas, hoje estou melhor. Hoje li coisas bonitas, recebi palavras de conforto, energia positiva e esperança de dias melhores.
Depois de receber o telefonema de uma amiga que nem é tãaao próxima assim, senti o cuidado de Deus na minha vida, me enviando o consolo através de uma pessoa que me transmitiu, mesmo pelo telefone, tanta serenidade e perseverança, que tirou uma tonelada do peso que eu havia colocado sobre mim mesma.

Entre as coisas que passaram por minha cabeça hoje, me lembrei das mães que agora estão sofrendo as dores de seus filhos perdidos, me lembrei das mulheres  que sofrem a dor de ter seus corpos mutilados por doenças terríveis e das pessoas que são limitadas do direito primário, que é o direito de ir e vir. Pessoas que atravessam estas dores, sofrem e às vezes até fraquejam, mas não perdem a esperança, nem o sorriso.

Hoje, depois de me lembrar de algumas pessoas assim, próximas a mim, que estão travando verdadeiras batalhas pela sobrevivência, lutando contra câncer e doenças degenerativas, percebi que não tenho o direito de me deixar abater e entregar os pontos. 

Decidi escrever sobre isso para deixar registrado o compromisso que devo cumprir comigo mesma de ser mais forte, mais justa e mais paciente nos próximos ciclos.

E ainda dentro dessas reflexões, decidi listar algumas atitudes que preciso ter daqui em diante. Coisas que acredito que vão me proporcionar mais serenidade e trazer paz ao meu coração nessa viagem rumo a maternidade que tanto almejo.

Então fica aqui minha listinha dos 7 ingredientes para fazer um ♥ de Tentante mais tranquilo:
  1. Fazer uma atividade física ou lúdica - Manter o corpo em movimento além de comprovadamente favorecer a fertilidade - porque melhora o metabolismo e a atividade orgânica como um todo -, permite um momento de distração e extravasamento das energias. Isso faz com que a gente se desgaste menos com um fim de ciclo frustrado, por exemplo. (Eu escolho o Yoga, que pra mim vai alimentar meu corpo e minha alma!)
  2. Zelar pela saúde espiritual - Porque nem só de pão vive a MULHER. Alimentar a fé, se aproximar do divino, exercitar nossa confiança são atitudes que só fortalecem o coração. (No meu caso, preciso voltar a cumprir meus compromissos com a minha religião e à minha comunhão com o Divino)
  3. Dormir mais cedo e acordar mais cedo - Uma rotina saudável começa pela manhã e termina a noite, e não meio-dia e na madrugada. Por mais que a vida moderna tente negar essa verdade, com seus fast-foods e aparelhos eletrônicos portáteis que nos impedem de desligar, o organismo funciona melhor dentro de uma rotina estabelecida. (Meus horários tem sido uma bagunça, vide a hora que estou escrevendo essa postagem)
  4. Auxiliar pessoas que estão com problemas - Atitudes altruístas transformam pessoas de ambos os lados. Quem ajuda também é ajudado. Ou como já dizia o poeta, "gentileza gera gentileza". E ele sabia bem o que tava falando. (Isso me faz ver que não há motivo para desespero, eu NÃO tenho o maior problema do mundo.)
  5. Cuidar da casa - A organização de uma casa se reflete na organização mental de quem vive nela e vice-versa. Uma casa bem cuidada proporciona um ambiente mais harmônico e feliz. Para quem gosta de fazer trabalhos manuais, pensar e executar projetos de decoração para a casa além de uma excelente terapia é uma atividade que gera o mágico sentimento do "eu quem fiz!". (Eu costumava fazer coisas artesanais para decorar minha humilde residência... Era uma dona de casa mais dedicada e zelosa... De uns tempos pra cá larguei a casa às traças, e moro mais no escritório do que nela.)
  6. Cumprir prazos no trabalho e ser uma boa profissional - Não é raro que a corrida pelo bebê acabe atrapalhando a vida profissional de uma mulher. Seja pelos milhares de exames e consultas que podem ser necessários durante este período, seja pela queda no rendimento, por conta do desgaste emocional. Manter o foco no trabalho pode ser uma boa válvula de escape para a ansiedade.(Trabalho com comunicação e como temos nossa própria empresa eu que faço meus horários e tudo o mais. A vida de tentante virou tudo de pernas pro ar. Deixei clientes sem respostas e perdi algumas boas oportunidades de trabalho... Vou resolver isso!)
  7. Fazer programinha com azamiga e ozamigo - Os laços de amizade existem para facilitar a vida. Mas como costuma se dizer por aí: amizade é como planta, é preciso ser regada para continuar a crescer e manter as raízes fortes. Ter um circulo de amizades que não gire em torno da temática "ser mãe" é importante para evitar que o mundo se transforme num lugar monocromático. (Há dois meses me transformei na pessoa mais antissocial que conheço, tudo porque tenho medo de ouvir qualquer coisa parecida com "e o baby de vocês? quando vem?").
É isso! Agora preciso misturar tudo aqui dentro e seguir adiante!

Beijos férteis às tentantes que me lêem e força no útero de todas. ;)


8 comentários:

  1. Olá! Vim conhecer seu espaço! Espero que logo logo vc realize seu sonho de ser mãe. Acredite que é possível e será!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myriam, que bom receber sua visita! Grata ♥

      E siiiim! espero em breve compartilhar essa alegria aqui! Estou recarregando a fé e acreditando mais que este é um sonho possível!

      Beijos!

      Excluir
  2. Que bacana Gê!
    Amo essas listinhas que fazemos para não nos perder...
    E são itens maravilhosos que deveriam ser constantes em nossa vida, mas que deixamos de lado muitas vezes. É fundamental manter a nossa vida no período de tentativas, não somente pela ansiedade mas também para que não tenhamos um único foco.
    Linda reflexão!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Tami. Hoje tô me mantendo focada nessa lisa. Colocando ordem nas coisas do trabalho, agendando encontro com amigos e pensando em projetos pra casa! Nem a coliquinha chata que tô sentindo hoje tá me abalando! rs
      Agora preciso manter a disciplina, né? Continuar assim, lembrando dessa listinha todos os dias e renovando o compromisso comigo mesma!
      Grata por sua visita aqui! ^.^
      Beijo, beijo

      Excluir
  3. Oie Gê, passando pra retribuir sua visitinha la no meu cantinho.
    Li todos os seus post's e me emocionei com sua história.
    Bjs e fé sempre. Uma hora a gente consegue \O/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kell! Grata pela visita, flor! Perseverança é nosso sobrenome, né? Vamo seguindo! Nossa hora tá chegando! :)
      Bjinhos

      Excluir
  4. Oi Gê.
    Não é fácil se desligar disso, mas te garanto que não é impossível. O meu último post foi falando exatamente disso!

    Beijos e fica bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bruna, desligar é um desafio! E eu achava que era impossível, mas também estou descobrindo que é possível sim. Não esqueci a ideia, continuo querendo engravidar, mas ao menos nestes ultimos dias este não tem sido o meu tema principal.
      Deixar as coisas acontecerem é uma ciência, um aprendizado diário!

      Grata por sua visita!
      Bjinhos, flor!

      Excluir

Vamo papear! Pode comentar que eu respondo! ;)