quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Medicina Natural # 1 - Presentes da Amazônia

Iniciando a série de postagens sobre plantas com propriedades medicinais bacanas pra nós tentantes resolvi falar do elixir pop dos pops entre a mulherada que assim como eu dá valor para tratamentos mais naturais. O combinado de chás das cascas de duas plantas que são encontradas na nossa floresta Amazônica, o cipó Unha de Gato (Uncária tomentosa) e a árvore Uxi Amarelo (Endopleura uchi).

Unha de Gato


A Unha de Gato é uma planta trepadeira, um cipó, que geralmente cresce apoiada em outra árvore. Recebeu este nome porque dentro de suas folhas existe uma formação espinhosa muito semelhante a de uma unha de gato mesmo. 
É uma planta muito popular no Peru e seu poder curativo é mundialmente reconhecido no tratamento de tumores, artrites, reumatismos, inflamações de um modo geral. Além disso a Unha de Gato é antiviral, citostática, depurativa, diurética, hipotensora, imunoestimulante, regeneradora e vermífuga. Quer dizer, é um verdadeiro presente da natureza para a nossa saúde, gente!


Encontrada em lojas de produtos naturais, a Unha de Gato costuma ser vendida em pacotes prontos para o preparo do chá que deve ser feito da seguinte maneira:
1 colher de sopa da casca triturada para 1 litro de água, ferver por 10 minutos e deixar abafado por mais 10 minutos para em seguida ser coado. 
O chá pode ser adoçado com mel, mas o ideal é beber puro e pode ser conservado por um dia fora da geladeira.
Para o tratamento de inflamações, cistos e miomas uterinos, recomenda-se ingestão diária de meio litro do chá, sendo 250ml após o almoço e 250ml no fim da tarde, iniciando o tratamento no primeiro dia da menstruação até o primeiro dia fértil do ciclo.

Uxi Amarelo


Uma árvore alta, nativa da Amazônia, Uxi Amarelo é uma planta considerada por muitos como milagrosa. Produz um fruto muito consumido e considerado saboroso pelos nativos da região norte do Brasil.
As propriedades desta árvore são muitas e tem ação semelhante a Unha de Gato, pois ela também é anti-inflamatória, antimutagênica, antioxidante, antitumoral, antiviral, citostática, depurativa, diurética, hipotensora, imunoestimulante, regeneradora celular e vermífuga.
Seu diferencial está justamente em ser reconhecida como um poderoso aliado no tratamento especifico da fertilidade feminina.

O preparo do chá é feito da mesma maneira que se faz com a Unha de Gato: 1 colher de sopa da casca triturada para 1 litro de água, deixar ferver por 10 minutos e em seguida deixar abafado por mais 10 minutos para então ser coado. 
Também recomenda-se a ingestão diária de 500ml do chá, de preferência sem adoçar, sendo 250ml pela manhã e 250ml a noite, antes de deitar-se, do primeiro dia do ciclo ao primeiro dia fértil.
 ...

O tratamento com estas duas plantas costuma ser combinado pois em conjunto, Unha de Gato e Uxi Amarelo, são capazes de combater afecções diversas e, ao mesmo tempo, fortalecer o sistema imunológico. 

Há relatos de mulheres que conseguiram resultados satisfatórios no combate de miomas uterinos e cistos ovarianos, bem como mulheres que tinham dificuldade de engravidar e conseguiram pouco depois de realizar o tratamento com os chás.

Eu, particularmente, não fiz uso destas plantas porque não encontrei em minha cidade. Mas conheço pessoas que utilizaram e engravidaram em seguida.

Agora um videozinho para conhecer um pouco mais dessas maravilhas da natureza:

Atenção!
É importante lembrar que o uso de chá por mulheres grávidas deve ser evitado, pois mesmo plantas que atuam a favor da fertilidade, durante a gestação podem ter efeito abortivo.


Um comentário:

  1. Já ouvi falar dessas plantas. Se nesse ciclo não der certo, vou tentar de tudo no próximo, rs!
    Beijos

    ResponderExcluir

Vamo papear! Pode comentar que eu respondo! ;)